O que é moda para você?


Moda, veio do latim modus, que significa: modo, maneira, costume e comportamento. 

Muitos acreditam que a moda é besteria, ou que é só pra quem tem dinheiro. Mas afinal, o que é moda para você?


Quando decidi falar sobre moda no blog, eu sabia que teria que estudar sobre o assunto para poder falar com autoridade sobre ele, e que vai muito além de um simples look do dia. Foi quando decidi passar tudo que estivesse aprendendo para frente, fazendo assim, aprendermos juntos sobre moda. 

E então comecei a anotar ideias de posts, separar assuntos para aprender, vendo cursos e sites que poderiam me ajudar no estudo sobre moda, que me deparei fazendo a seguinte pergunta para si mesma "o que é moda para você?" , foi então, que não tive dúvidas que esse seria o primeiro post de moda, aqui no Bluelline.


Moda diz muito sobre sua sociedade e seu tempo, se compararmos a moda dos dias atuais (2021) com a moda dos anos 10 (1910) a mudança é gigante, e nem precisamos fazer uma comparação tão grande assim basta olhar para uns 3 anos atrás e já conseguimos ver uma grande diferença.


A mudança é constante, e com isso muitas pessoas se preocupam em estar dentro da moda a todo momento, fazendo assim, aumentar o  nosso consumo, e acabamos comprando/usando algo apenas por estar na moda, sem realmente gostar daquela peça. Mas moda é usar o que está em alta ou moda é sentir-se confortável, feliz e "você" dentro de uma peça? 


Da minha pré-adolescência, e até mesmo a 1 ano atrás, eu costumava comprar roupas e calçados apenas por estar na moda ou o que todo mundo estava usando. Na hora que comprava e usava pela primeira vez aquela peça, eu fiquei realmente muito feliz, pois afinal, "eu estava na moda" é isso que importava naquele momento. Mas com o tempo, aquela peça ficava esquecida no armário e a sensação de felicidade dentro dela não existia mais. 7


O que faz a gente se questionar: Moda é se vestir conforme as tendências ou moda é você vestir o que gosta e se sentir bem como isso?


Photo by Heidi Fin on Unsplash

O QUE É MODA PARA VOCÊ?

Moda como diz seu significado, está ligado ao seu comportamento, ou seja, moda tem a ver com você e sua personalidade, seus gostos. Moda é o seu reflexo, é sua expressão pessoal e saber usar o que te faz se sentir bem, sem obrigação. É vestir o que você é e mostrar ao mundo que sua "moda" é você quem faz. 


Antes de tentar estar na moda, lembre-se do que é moda para você. Veja se aquilo te representa e está de acordo com seus gostos e sua personalidade. 

Estar na moda é estar feliz com o que está vestindo, é ver você em suas vestimentas. Não deixe marcas e revistas te influenciar, apenas seja você e vista o que te representa.


Quanto mais cedo aprendermos que moda é muito mais além do que tendências e grifes caríssimas, mais consciente ficamos, e entendemos que não precisamos ter aquilo pra se vestir bem. Não estou dizendo que não deva comprar algo que seja tendência ou uma peça de grife cara. Estou apenas alertando você a saber por qual motivo você quer aquela peça. Foi porque gostou, se identificou e que ela representa aquilo que você quer passar ou porque todos os seus amigos e influenciadores digitais estão usando e você quer usar também? 


Saber diferenciar isso, é importante para montar o seu estilo, conhecer seus gostos e fazer você comprar algo que realmente gosta. Ser influenciado é o mal do nosso século.

E muitas das vezes nem percebemos, e isso faz com que consumimos mais do que o necessário, o que entra o tema moda consciente, que está ligado ao nosso consumo com consciência.


A ideia desse post é fazer você entender o que é a moda e também te alertar sobre a influência que você absorve diariamente na internet, e te ensinar a fazer por você, pelos seus gostos e priorizar o que é importante pra VOCÊ. 

Criando e descobrindo o seu estilo pessoal. Tudo está ligado, basta se conhecer


Mas e ai, me responda nos comentários: o que é moda para você?


CONVERSATION

6 comentários:

  1. Moda pra mim é realmente vestir o que amo e me sentir bem, não sou ligada em tendência, nem o que tá na moda no momento. Por exemplo aqui aonde moro Melissa é tendência de vida, já eu não suporto. Aqui só se usa croped e short jeans, não julgo até gosto, mais prefiro me vestir bem preta Patrícia, e sou muito julgada. Apaguei por muitos anos esse lado meu por não está na moda pro lugar que moro, mais em breve será reativado, pois é como me sinto bem e feliz ❤️🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tive um gosto bem diferente das pessoas ao meu redor e entendo super o seu lado, porque eu não gostava do estilo deles e era chamada de estranha por conta das minhas roupas. Hoje não mais!

      Espero que voc~e volte a se vestir como gosta Juh, porque é isso que importa <3

      Excluir
  2. Pra mim moda é usar o que você gosta, adaptar certas peças e tendências ao seu estilo e ser sempre autêntica acima de tudo.
    Muito interessante esse post!
    Ah, já estou participando do grupo no Facebook, obrigada pelo convite :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, autenticidade faz toda a diferença na hora de montar um look.
      Obrigada por fazer parte do grupo <3

      Excluir
  3. Post super necessário. Sou formada em Design de Moda e sei que muita gente tem um conceito glamoroso sobre a moda, mas ela é mais do que isso, é seu modo de se apresentar a sociedade. A moda compartilha de movimentos sociais e artísticos, e isso é muito legal, pois com ela é possível dizer muito sem falar nada.
    É como eu sempre digo, tendências de moda são feitas de estilos, e o estilo quem faz são as pessoas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em desfiles de moda conseguimos vizualizar perfeitamente os movimentos sociais e artísticos através da roupa. Amei a frase e vou lembrar sempre dela.

      Obrigada por passar por aqui <3

      Excluir