Dicas de como criar uma rotina produtiva.

Rotina produtiva
Photo by STIL on Unsplash

 
Ser produtiva é a minha maior meta para o ano de 2021, e por isso desenvolvi uma rotina para me ajudar a cumprir esta meta e tornar os meus dias mais organizados, planejados e produtivos. E nesse post eu vou te dar dicas de como criar uma rotina produtiva e super funcional pra você.

Porque a sensação de chegar ao fim do dia e perceber que você não fez nada, só procrastinou o dia praticamente todo, é horrível. Isso faz com que eu me sinta culpada, me deixa ansiosa e por fim cabisbaixa. E com esse mix de sentimentos minha produtividade vai ladeira a baixo.

É bom sempre lembrar, que a minha rotina foi criada de acordo com as minhas necessidades, então ao criar sua rotina pense no que é importante e necessario pra ti. Nesse post eu irei compartilhar dicas que funcionam comigo, afim de te ajudar a criar uma rotina funcional e adaptada ao seu estilo de vida.

Algumas dicas podem parecer bobas, mas acredite, os pequenos ajustes em nossa rotina traz resultados gigantecos em nossa produtividade. Então eu aconselho que você se dê a chance de testar cada dica citada aqui, enfim, vamos as dicas. 


1- Durma bem.

Ter uma boa noite de sono é essencial para ter um dia bom. Quando temos noites mal dormidas, automaticamente sofremos alterações em nosso humor, que na maioria das vezes são negativas. Então, priorizar uma boa noite de sono é super importante para você acordar disposta a ter um dia melhor e produtivo.


2- Faça exercícios. 

Você deve estar se perguntando o porquê disso ser uma das dicas ao criar uma rotina produtiva. Mas desde que comecei a fazer exercícios eu percebi que minha disposição melhorou muito e com isso comecei a procrastinar bem menos, fazendo assim eu produzir muito mais. A minha dica é pra você tirar 30min/01h do seu dia e praticar um exercício, coloca uma video aula no youtube e se joga!  Você vai ver como vale a pena.


3- Crie uma lista de pendências semanalmente. 

Todo domingo eu tiro um tempinho pra anotar no meu bloco de notas, todas as tarefas que desejo e preciso realizar na semana que irá começar, e isso tem me ajudado muito. Ao decorrer da semana eu vou dividindo elas em etapas no meu planner, sendo assim mais fácil de concluir todas as minhas tarefas. 


4- Escolha uma ferramenta para te ajudar a se organizar.

Seja planner, agenda, bullet journal, notas do celular, caderno, etc. Não importa qual ferramente você irá usar, mas sim qual é a melhor pra ti. Defina aonde você irá anotar suas tarefas e o que vai te auxiliar no seu planejamento. 


5- Planeje sempre o seu dia.

Planejar o seu dia é essencial para ter um dia mais produtivo. Pois quando planejamos listamos tudo o que precisamos fazer e priorizamos as tarefas principais do dia a dia, além de ajudar a manter o foco porque sabemos o que temos que fazer e não ocorrer de esquecer nada.


6- Tenha uma recompensa ao fim do dia. 

Uma ótima dica, é ter uma recompensa sempre que finalizar todas as tarefas do seu dia, coloque uma recompensa que faça você desejar concluir todas as sua tarefas para que no final do dia você pode relaxar com a sua tão merecida conquista pessoal. Eu costumo colocar de recompensa, assistir um filme ou serie, um pedaço de chocolate, jogar meus jogos favoritos e por ai vai. Tudo que me deixa feliz e seja prazeroso pra mim pode ser uma recompensa.


7- Produtividade não significa qualidade. 

Já cometi muito o erro de achar que quanto mais fazia mais produtiva era, mas não é bem assim. A produtividade não está ligada a números mas sim na execução das tarefas. Sabe aquela frase clichê de que "antes feito do que mal feito" pois bem, é sobre isso. De o seu melhor em todas as tarefas e foque em qualidade, não em números. 


Importante lembrar que não adianta você seguir uma rotina por 3 dias ou 1 semana e dizer que você não consegue ou que isso não funciona pra você, pois já foi comprovado que pra tornar algo um hábito, é necessário executar a mesma atividade pelo periódo de 21 dias, para assim se tornar um hábito. Então não desista antes de concluir esses 21 dias 😉

Enfim, essas foram as minhas 7 dicas de como criar um rotina produtiva, espero que tenha te ajudado de alguma forma e se você já tem uma rotina, comente aqui o que funciona com você, vamos trocar experiências. 

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário